NORMAS PARA OS TEXTOS COMPLETOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA – (RESSUBMISSÃO)

Para que seu trabalho seja incluso nos anais do evento, ele deverá ser ressubmetido conforme os seguintes itens:

1) Título em negrito e centralizado (no máximo 15 palavras)

2) Nome do autor e coautores completos (e por extenso);

3) Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver);

4) Indicação do eixo temático;

5) Indicação da categoria (Comunicação oral ou Relato de experiência);

6) Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço;

7) O documento deverá ser salvo em PDF.

8) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências (seguir normas da ABNT);

9) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 a 5 palavras-chave.

10) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior 2,5 cm e esquerda/direita 3 cm.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Comunicação Oral e Relato de Experiência

Por favor leiam as regras de acessibilidade para as apresentações. Download clicando aqui.

  • Cada participante terá até 10 minutos para apresentação;
  • O debate dos trabalhos apresentados será feito por blocos a cada quatro trabalhos apresentados;
  • Será disponibilizado datashow e computadores;
  • A apresentação deve ser salva em formato PDF;
  • Visando a uniformidade das apresentações sugerimos que os apresentadores adotem o modelo disponibilizado pela comissão organizadora (clique aqui para o download do modelo);
  • Utilizar o máximo de contraste entre fonte e plano de fundo (preto sobre branco, branco sobre preto, branco sobre azul, azul sobre branco, amarelo sobre preto, preto sobre amarelo, etc);
  • Sugere-se o máximo de 6 (seis) linhas por slide e 6 (seis) palavras por linha alinhado à esquerda;
  • Fontes limpas, sem serifas (Arial, Calibri, Verdana, Tahoma), tamanho mínimo 32;
  • Evitar o uso exagerado de imagens e quando necessário, descrevê-las;
  • No local da apresentação haverá monitores disponíveis a partir das 7h30min.

Prazos e Cronogramas

Pagamento de Inscrições para submissão de trabalho: até 04 de Abril

(Importante: o sistema de inscrição para pagamento funcionará até as 23:59 minutos do dia 04/04, após essa data, o sistema de inscrição ficará inoperante até o encerramento do período de submissão de resumos)

Submissão de resumos: até 10 de Abril

Resultados: Até 24 de Abril

Data final do pagamento de todos os coautores para inclusão do trabalho na programação: até 03 de Maio

Prazo para Submissão dos Textos Finais Aprovados: até 27 de maio

Período para inscrições sem apresentação de trabalhos: 11 de abril até 27 de maio


Normas para a submissão e apresentação dos Trabalhos Científicos

Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação ou relato de experiência.

No ato da inscrição, o autor principal do trabalho deverá se responsabilizar pela digitação correta dos nomes dos co-autores, assim como do título do trabalho, uma vez que os mesmos não poderão ser alterados. 

Para submissão do trabalho deverão ser observadas as seguintes regras:

1. É necessário o pagamento de inscrição de pelo menos um dos autores

2. Cada trabalho apresentado terá direito a um certificado (online liberado mediante a apresentação) apenas com o nome dos autores e coautores do trabalho.

3. Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores.

4. Serão aceitos no máximo a submissão de três trabalhos por inscrição como autor principal. Em relação a coautoria, o número de trabalho é ilimitado.

5. A submissão do trabalho será na forma de resumo expandido.

6. Após a avaliação do trabalho, todos os autores e co-autores deverão pagar sua inscrição para terem direito a publicação e certificados. O não pagamento até essa data ocasionará na exclusão do trabalho da programação.


Eixos de Submissão

Cada trabalho deverá estar vinculado a um dos eixos abaixo indicados:

1. Atendimento Educacional Especializado e os desafios da Inclusão Escolar

2. Os desafios da educação inclusiva no contexto da sala de aula

3. Formação de Professores e Educação Inclusiva

4. Políticas de Avaliação e Educação Inclusiva

5. Acessibilidade, tecnologia e inovação na sala de aula

6. Políticas e práticas para uma escola inclusiva: gênero, raça, desigualdade e migrações

7. Escolas no plural: Educação Indígena, Quilombola, Educação no Campo, Direitos Humanos e Educação das Relações Étnicos Raciais

8. Currículo e Inclusão

9. Políticas de Educação Inclusiva: desafios atuais

10. Políticas de Inclusão no Ensino Superior

Comunicações

As comunicação deverão ser trabalhos oriundos de pesquisa científica em desenvolvimento e/ou concluídas.

Relato de Experiências

Os relatos de experiência referem-se a experiências de trabalho relativas as temáticas do evento em espaços educativos.

Normas para formatação de Trabalhos Científicos

Para submissão dos trabalhos é necessário o envio do resumo expandido e no caso de aprovação o posterior envio de texto completo.

Os resumos para submissão deverão conter:

a) Título em negrito e centralizado, no máximo 15 palavras

b) Nome do autor e coautores completos, sem abreviações;

c) Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento, se houver;

d) Indicação do eixo temático;

e) Indicação da categoria (relato de experiência ou comunicação);

f) Resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples.

No caso de pesquisa finalizada ou em desenvolvimento: síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave.

No caso de relato de experiência: temática da experiência, fundamentação teórica, contexto em que foi desenvolvida, metodologia, resultados e três palavras.

Os participantes com resumo aprovados deverão submeter seus trabalhos finais seguindo a seguinte formatação:


a) Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço;

b) O documento deverá ser salvo em PDF.

c) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências (seguir normas da ABNT);

d) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.