Cada participante, após a efetuação da inscrição no evento, poderá escolher dois minicursos.

A escolha deve ser feita até o dia 27 de maio.

O curso terá a duração de até 2 horas e máximo de 30 vagas.

Escolha seu curso clicando AQUI.


Propostas de Minicurso

Data: 25 de junho de 2019
Horário 14:00h às 16:00h

1. Desafios na elaboração colaborativa no Planejamento Educacional individualizado (PEI) para o público alvo da Educação Especial

Professora Ms. Leila Lopes de Avila

Objetivo geral: Introdução teórica e prática sobre os desafios na elaboração colaborativa do PEI, para estudantes público-alvo da educação especial.

2. História Contemporânea da Educação Especial e a Sala de Atendimento Educacional Especializado com Foco em Surdez/Deficiência Auditiva

Professora Isabel Cristina Almeida Fogaça

Objetivo geral: Apresentar dentro da História Contemporânea sobre a Educação Especial o desenvolvimento dos conceitos que envolvem esta Modalidade de Ensino, apresentando a estruturação dos parâmetros e na sequência o foco específico sobre a Sala de Atendimento Educacional Especializado voltada para Surdos/Deficientes Auditivos.

3. Mídia-Educação com abordagem na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)

Professoras Carla de Paiva, Izadora Martins da Silva de Souza, Kelly Maia Cordeiro

Objetivo geral: Problematizar com o grupo o uso das tecnologias digitais na educação à luz dos referenciais teóricos que embasam o conceito de mídia-educação, DUA e de nossas experiências na aprendizagem de conteúdos escolares.

4. Acessibilidade à escrita: leitura fácil como uma possibilidade

Profa. Dra. Marcia Marin.

Objetivo geral: Possibilitar aos participantes compreender a proposta de acessibilidade à leitura, principalmente para pessoas com deficiência intelectual, por meio da elaboração de material seguindo os princípios da leitura fácil (easy read).

5. Mediação pedagógica e sequências didáticas na alfabetização para alunos com DI

Profa. Dra. Patricia Braun

Objetivo geral: Analisar e refletir sobre a organização didática de ensino e seus recursos para a alfabetização, com base no desenvolvimento de um estudante com Síndrome de Down, matriculado em uma escola de educação básica.

6. Fundamentos e práticas do Atendimento Pedagógico Domiciliar

Profa. Ms. Sheila Vieira

Objetivo geral: Oportunizar conhecimento técnico e dialógico acerca das principais intervenções e rotinas do atendimento pedagógico domiciliar direcionados aos alunos em situação de afastamento das aulas regulares por questões de saúde e/ou psicossocial.

7. Técnicas de Orientação e Mobilidade para acolher e guiar Pessoas com Deficiência Visual

Profa. Dra. Judith Mara de Souza Almeida e Profa. Esp. Luana Tillmann

Objetivo geral: Orientar profissionais de diversas áreas para acolher e guiar pessoas com deficiência visual a partir das técnicas de Orientação e Mobilidade.

8. Iniciação ao Sistema Braille

Ms. Humberto Bethoven Pessoa de Mello

Objetivo geral: Divulgar o Sistema Braille e preparar os professores para atender ao aluno com deficiência visual e colaborar para um ambiente institucional mais inclusivo e que promova de maneira efetiva, a acessibilidade.

09. História da Educação Especial: fontes, resultados e desafios

Profa. Ms. Fernanda Luísa de Miranda Cardoso e Profa. Ms. Getsemane de Freitas Batista

Objetivo geral: Contribuir com conhecimentos teóricos e metodológicos discutindo sobre as possibilidades de fontes de pesquisas e seus desafios na área da história da Educação Especial brasileira, com apresentação de exemplos práticos de resultados de pesquisas.

10. Deficiência Intelectual e o desenvolvimento Interfuncional das Funções Psíquicas: perspectiva pedagógica

Profa. Dra. Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Objetivo geral: Apresentar concepção de desenvolvimento das funções psíquicas a partir do Enfoque Histórico-cultural, como foco na deficiência intelectual e na perspectiva da ação pedagógica.

11. Implementação de políticas de inclusão escolar

Lílian de Souza Cavalcante e Maria Elizabete Ramos.

Objetivo geral: Compreender as políticas de inclusão escolar na perspectiva dos modelos analíticos de implementação, considerando o conceito de “burocrata de nível de rua”.

12. Altas Habilidades/Superdotação: Da identificação ao enriquecimento curricular, como percorrer este caminho?

Elaine Samora Carvalho e França Antunes e Mariane Della Coletta Savioli

Objetivo geral: Refletir sobre a superdotação e os mitos que a permeiam.

13. Transexualidade na infância e adolescência: a inclusão da diversidade sexual e de gênero no contexto escolar

Profa. Dra. Monica Soares Siqueira

Objetivo geral: O Objetivo geral deste minicurso é refletir sobre a problemática da diversidade sexual e de gênero na educação, destacando os desafios e formas de lidar com esta questão no ambiente escolar como um todo.

14. As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos: da teoria à prática

Prof. Me. Rodrigo Mioto dos Santos

Objetivo geral: Apresentar a concepção de Educação em Direitos Humanos constante das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e problematizar sua efetivação no cotidiano escolar.


Data: 26 de junho de 2019
Horário 08:00h às 10:00h

15. Currículo escolar no contexto da Educação Inclusiva: relações de ensino e práticas educativas

Profa. Dra. Ana Paula de Freitas e Profa. Dra. Maria Inês Bacellar Monteiro

Objetivo geral: Refletir sobre possibilidades de flexibilização curricular à luz da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Objetivos específicos: a) problematizar o conceito de flexibilização curricular à luz da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; b) analisar possibilidades de trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial no contexto da sala de aula comum.

16. O teatro e os jogos como estratégias de intervenção na Psicopedagogia e em Educação Especial

Ronise Venturini Medeiros e Idamara Carvalho Siqueira

Objetivo geral: Apresentar o teatro e os jogos como estratégias de intervenção em Psicopedagogia e em Educação Especial.

17. Refletindo sobre ajustes curriculares (AC) e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA): atividades inclusivas 

Kátia de Abreu Fonseca, Maria Osvalda de Castro Feitosa

Objetivo geral: Apresentar os Ajustes Curriculares e o Desenho Universal da Aprendizagem como estratégia metodológica em sala de aula na perspectiva da escola inclusiva.

18. Flexibilização curricular: a bidocência como proposta de escolarização para uma educação inclusiva

Profa. Ms. Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Profa. Ms. Getsemane de Freitas Batista

Objetivo geral: Apresentar propostas de intervenção pedagógicas na perspectiva da inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial com base na flexibilização curricular e na bidocência.

19. Abordagens pedagógicas sobre as habilidades sociais no Transtorno do Espectro do Autismo – TEA

Profa. Magda Fernandes de Carvalho e Profa. Leticia Alves de Oliveira

Objetivo geral: Conversar e refletir sobre as possíveis estratégias pedagógicas que envolvam habilidades sociais para alunos com TEA no Ensino Fundamental da Educação Básica, propondo atividades que possam ser realizadas no cotidiano desses discentes.

20. Desenho universal para a aprendizagem: entre diálogos e práticas

Profa. Denise Barreto da Silva e Profa. Ilzani Valeira dos Santos

Objetivo geral: Fornecer subsídios para que os cursistas possam se apropriar e aplicar os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em intervenções pedagógicas.

21. Ferramentas bidimensionais e tridimensionais para discentes com deficiência visual

Diego Augusto dos Santos, Gabriela Santos Leite e Karina Machado Silva

Objetivo geral: Este minicurso tem o objetivo de capacitar os participantes para que tenham um conhecimento mais amplo sobre adaptações didáticas com a finalidade de atender às pessoas com deficiência visual, bem como refletir sobre o tema, buscando meios para superar os desafios da prática profissional.

22. Roteiro para o Olhar – Incluir com Arte

Kátia Cristina Novaes Leite

Objetivo geral: Refletir sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual mediadas pelas artes visuais, experimentando o Image Watching para pensar estratégias pedagógicas inclusivas.

23. Formação continuada: o ensino aprendizagem por eixos de interesse na educação inclusiva

Prof. Moisés Pires Teixeira

Objetivo geral: Apresentar e discutir estratégias pedagógicas na perspectiva da inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial com base no desenvolvimento das Múltiplas Inteligências.

24. A psicomotricidade e a educação: cognição, emoção/afetividade e movimento, interação e implicações nas práticas pedagógicas

Profa. Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto e Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Objetivo geral: iniciar, orientar e explorar juntamente com os cursistas as possibilidades da psicomotricidade na educação e suas implicações.

25. A importância da mediação e da avaliação mediada no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência

Profa. Ms. Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira e Profa. Ms. Marcela Francis Costa Lima

Objetivo geral: Refletir sobre a importância da mediação no processo de aprendizagem de alunos com deficiência, sobretudo no processo de avaliação.

26. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos público alvo da Educação Especial: flexibilizando o currículo

Profa. Luciana Bezerra de Lima Queiroz

Objetivo geral: Favorecer a flexibilização na prática educativa

27. A educação inclusiva e os desafios da surdocegueira: uma abordagem reflexiva

Fátima de Lourdes de Oliveira Alves

Objetivo geral: Considerando a complexidade que envolve o contexto do surdocego, ressaltamos a relevância deste minicurso, pois ao abordar a temática da surdocegueira esta se mostra como uma realidade de muita complexidade, o qual a insuficiência de dados e aportes teóricos torna este tema um grande desafio. As inquietações que conduzem esta investigação surgiram na área profissional e na trajetória acadêmica frente aos desafios encontrados com um aluno surdocego.

28. As contribuições do Planejamento Educacional Individualizado no processo de escolarização do estudante com deficiência intelectual

Profa. Ms. Érica Costa Vliese Zichtl Campos e Profa. Ms. Tamara França de Almeida Magalhães

Objetivo geral: Promover o debate sobre a escolarização da pessoa com deficiência intelectual a partir da elaboração do planejamento educacional individualizado (PEI), bem como possibilitar estudos sobre os temas: políticas de inclusão escolar, deficiência intelectual e planejamento educacional individualizado (PEI).